Sobre a Deficiência Visual

 ║início ║notícias

║a saúde
║dos olhos

║textos
║didácticos

║olhares sobre
║a cegueira
║na literatura

║arte e
║cegueira

║a cegueira
║vista pelo
║cinema

║legislação
║e ajudas

║contactos

hits counter
  textos didácticos

 

saberes e práticas da inclusão

Desenvolvendo competências
para  o  atendimento  às  necessidades  educacionais
especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão


Maria Salete Fábio Aranha

Secretaria de Educação Especial do  Ministério da Educação,

Brasília − 2005

 

SUMÁRIO:

0 Introdução 7
1 Conhecendo a Deficiência Visual: cegueira e baixa visão 11
2 Consequências da Deficiência Visual: importância e método de triagem diagnóstica 33
3 Suportes para o Aluno com Deficiência Visual: estimulação sensorial e recursos ópticos 45
4 Sistema Braille 57
5 Complementações Curriculares Específicas para a Educação de Alunos Cegos e de Alunos com Baixa Visão: atividades de vida diária (AVD) orientação e mobilidade 85
6 Complementações Curriculares Específicas para a Educação de Alunos Cegos: escrita cursiva e soroban 115
7 Ensino da Língua Portuguesa e Ensino da Matemática 127
8 Ensino de Estudos Sociais (Geografia e História) e Ensino de Ciências 143
9 Ensino de Arte e de Educação Física 157
10 Construção de um Sistema Educacional Acolhedor para Alunos Cegos e para Alunos com Baixa Visão - Adequações Curriculares 173
11 Avaliação Compreensiva 187
12 A Interação Social e o Desenvolvimento de Relações Sociais Estáveis 201

 

OBJECTIVO DO CURSO:

Favorecer condições para que professores e especialistas em Educação possam identificar e atender às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão presentes na classe comum, do ensino regular.

 

Obra completa em formato PDF para download
[1504 KB = 208 páginas]
Saberes e Práticas da Inclusão:
= Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão =

Maria Salete Fábio Aranha
SEE - ME - Brasília, 2005
 

Publicado por MJA [10.Jul.09]